O INSS negou meu benefício. O que fazer?

Infelizmente, ter um benefício negado é uma situação bastante comum de acontecer no Brasil.
Quando o benefício é indeferido pelo INSS, o segurado tem algumas opções. Uma delas é aceitar esta decisão, o que é praticamente improvável, pois, se houve a solicitação do benefício é porque o valor é necessário para a manutenção de quem vai receber.
As outras duas opções são:
1 – Apresentar um recurso administrativo ou
2 – Entrar com uma ação judicial.
Não existe uma regra sobre qual a melhor opção. O ideal é que sempre um advogado da área previdenciária seja consultado para avaliar qual caminho a seguir.
Mas é possível avaliar algumas situações.
O recurso administrativo, geralmente, tem um retorno mais rápido do que a ação judicial, mas, em grande parte dos casos, a decisão irá seguir o que já foi determinado pelo órgão, ou seja, pela negativa. A não ser que o indeferimento tenha ocorrido por questões técnicas evidentes.
Já a ação judicial é um processo mais lento, no entanto, é possível questionar alguns pontos para que o juiz avalie a situação e dê a sentença. Ela é válida, principalmente, nos casos onde os requisitos para o recebimento do benefício estão presentes ou se já existem teses (entendimento dos Tribunais) que respaldam o pedido.
Na dúvida, conte sempre com um especialista da área Previdenciária!